I.r.A Team Futsal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regra 8 - Duração da Partida

Ir para baixo

Regra 8 - Duração da Partida Empty Regra 8 - Duração da Partida

Mensagem  Admin Seg 13 Abr 2009 - 15:58

Regra 8 - Duração da Partida

1. O tempo de duração de uma partida é de 40 minutos, cronometrados, divididos em dois períodos de 20 minutos cada, com tempo máximo de 10 minutos para descanso entre ambos, para as categorias Principal e Juvenil. Considerando a menor resistência do organismo em formação e não poder exigir-se de atletas de reduzida idade um excessivo esforço físico, os tempos de duração da partida, na categoria Infantil, serão de 30 minutos, cronometrados, divididos em dois períodos de 15 minutos cada, com o máximo de 10 minutos de descanso entre ambos, sendo que:

a. Para o Futsal Feminino o tempo de duração das partidas será o mesmo estabelecido para a categoria Infantil;

b. Para as outras categorias, em suas faixas de idade, a entidade máxima poderá determinar ou homologar a fixação de tempo especial de duração da partida.

2. O controle do tempo será de responsabilidade de um cronometrista cujas funções estão especificadas na regra 07.

3. A duração de qualquer período da partida deverá ser prorrogada para permitir a execução de uma penalidade máxima, uma vez esgotado o tempo regulamentar.

4. Será concedido às equipes disputantes, objetivando dar instruções aos atletas, o direito de solicitar o pedido máximo de 2 (dois) tempos, um em cada período da partida, sendo de 1 (um) minuto a duração de cada tempo solicitado, respeitando-se os seguintes princípios:

a. Os técnicos ou treinadores das equipes deverão solicitar o tempo ao cronometrista e na ausência ou falta deste solicitarão ao árbitro auxiliar;

b. Os pedidos de tempo somente serão concedidos quando a bola estiver fora de jogo e for a favor da equipe solicitante;

c. Nos pedidos de tempo se permitirá que os atletas participantes da partida sentem-se no banco destinado aos reservas para receberem instruções de seus técnicos ou treinadores, mesmo que o técnico ou treinador tenha sido expulso no jogo, ou esteja suspenso, será permitido que os atletas sentem-se no banco de reservas;

d. Se uma equipe não solicitar tempo no primeiro período da partida não poderá acumular para usá-lo no segundo período;

e. Se, eventualmente, não houver sido utilizado o pedido de tempo do segundo período da partida o mesmo poderá ser utilizado na prorrogação.

5. Aos técnicos ou treinadores será permitido orientar seus atletas durante o transcorrer da partida, desde que o façam devidamente sentados no banco destinado aos reservas, podendo levantar-se, em determinados momentos, sem permanecer em pé. Deverão fazê-lo de maneira discreta, sem reclamar ou perturbar o bom andamento da partida.

6. O treinador, no momento de orientar seus atletas, quando da partida em andamento, não poderá aproximar-se a menos de 3 (três) metros de distância da mesa destinada ao cronometrista e anotador.

O que mudou na REGRA 08?

3. A duração de qualquer período da partida deverá ser prorrogada para permitir a execução de uma penalidade máxima e um tiro livre sem direito a formação de barreira, uma vez esgotado o tempo regulamentar.

4.

a. Quando em uma partida houver prorrogação, as equipes não terão direito a solicitação de tempo técnico nessa prorrogação. Mesmo que não tenham solicitado no segundo período de jogo.

b. Se o técnico ou treinador, membros da comissão técnica ou atletas, forem expulsos no jogo, estiverem suspensos para cumprimento de cartões, administrativamente ou pela justiça desportiva, não poderão orientar as suas equipes, podendo permanecerem no ginásio sem se manifestarem.

d. Nos pedidos de tempo técnico, não será permitido que os atletas participantes da partida saiam da quadra e sentem-se no banco destinado aos reservas, para receberem instruções de seus técnicos ou treinadores. Também não será permitido que membros da comissão técnica e atletas reservas entrem na quadra;

5. Aos técnicos ou treinadores, será permitido orientar seus atletas durante o transcorrer das partidas, desde que o façam em frente a zona de substituição de sua equipe. Deverão fazê-lo de maneira discreta, sem atrapalhar o deslocamento dos árbitros e atletas e sem reclamar ou perturbar o bom andamento da partida.

6. Quando em uma partida houver prorrogação, será concedido as equipes um tempo de 5 (cinco) minutos de descanso entre o término da partida e o início da prorrogação. Entre o primeiro e o segundo período da prorrogação, não haverá intervalo.

Recomendações:

a. Nos pedidos de tempo técnico ou durante os jogos, não permitir que atletas recebam instruções de seu Técnico ou Treinador, que estejam no ginásio e que tenham sido expulsos no jogo ou cumprindo suspensão, devendo advertir os que descumprirem as exigências e relatar;

b. Quando esgotado o tempo regulamentar de qualquer período do jogo, no exato momento em que ocorrer uma infração, somente será prorrogada a partida para a execução de penalidade máxima e tiro direto livre sem barreira. Em qualquer outra situação, a partida será encerrada sem a cobrança da infração;
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 36
Data de inscrição : 09/04/2009
Idade : 15

https://irafutsal.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos